17 de setembro: Dia Mundial da Segurança do Paciente
No dia 17 de setembro deste ano, comemora-se o Dia Mundial da Segurança do Paciente. A data foi criada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e o tema da campanha global de 2023 é “Engajamento de pacientes pela segurança do paciente”. Já o lema da campanha é “Eleve a voz dos pacientes!”, em reconhecimento ao papel crucial que pacientes, familiares e acompanhantes desempenham na segurança dos cuidados de saúde.
As evidências mostram que, quando os pacientes são tratados como parceiros em seus cuidados, ganhos significativos são obtidos na segurança, na satisfação do paciente e nos resultados de saúde. Assim, o impacto do envolvimento do paciente em sua segurança é notável, com estudos mostrando redução de danos em até 15%. A iniciativa pode salvar inúmeras vidas e reduzir custos com a assistência a cada ano. Por exemplo, serviços de saúde podem prestar cuidados centrados no paciente, respeitando suas preferências e necessidades; podem ainda incentivar a comunicação aberta, disponibilizando meios para que pacientes, famílias e acompanhantes levantem suas vozes, sem receios, expondo suas preocupações, expectativas e interesse em apoiar a segurança dos pacientes.
“Engajamento de pacientes pela segurança do paciente – Eleve a voz dos pacientes!” – tem como objetivos:
1- Aumentar a conscientização global sobre a necessidade de envolvimento ativo dos pacientes, familiares e acompanhantes em todas as unidades e níveis de assistência à saúde, para melhorar a segurança do paciente em serviços de saúde.
2- Envolver decisores de políticas, gestores, lideranças, profissionais de saúde e da assistência, organizações de pacientes, sociedade civil e outras partes interessadas nos esforços direcionados à instituição e à implementação de práticas de segurança, prevenindo danos aos pacientes em serviços de saúde.
3- Capacitar pacientes, familiares e acompanhantes para se envolverem ativamente em seus próprios cuidados de saúde, promovendo a melhoria da segurança e da qualidade dos cuidados prestados em serviços de saúde.
4- Defender ações sobre o envolvimento de pacientes e familiares, alinhadas com o Plano Global de Ação para a Segurança do Paciente 2021–2030, o qual deve ser adotado por todos os parceiros envolvidos no tema.
Foto:Luis Alvarez/Getty Images