“Dor nas Costas” é o tema da campanha global da IASP para 2021.
No Brasil a dor lombar possui uma elevada prevalência, com um aumento em 26,83% de 1990 a 2017, correlacionando-se principalmente com o envelhecimento e o aumento populacional. O impacto sobre a atividade econômica e a qualidade de vida dos brasileiros é significativo. Esta condição musculoesquelética representa a causa mais importante de anos vividos com incapacidade no país1.
O ano global sobre dor nas costas tem como objetivo orientar e apoiar médicos, cientistas e o público na compreensão dos desafios globais de prevenção e tratamento da dor nas costas. A força-tarefa liderada pela Associação Internacional para o Estudo da Dor , com representatividade global, busca fornecer uma gama diversificada de informações para auxiliar na compreensão do que é atualmente conhecido no âmbito da epidemiologia, fisiopatologia e tratamento da dor nas costas, particularmente no que diz respeito à prestação de serviços baseados em evidências e custo-benefício para pessoas com limitações secundárias a dores nas costas.
A força-tarefa do Ano Global de 2021 reconhece as dificuldades apresentadas para compreender e tratar a dor nas costas em todo o mundo e espera facilitar as mudanças necessárias para lidar com o impacto global da hiposuficiência devido a esta modalidade de dor.