16 DE OUTUBRO – DIA DO MÉDICO ANESTESIOLOGISTA

A carga global do câncer está a crescer. O número de casos deverá aumentar de 19∙3 para 28∙4 milhões até 2040. Do tratamento geral da dor aos cuidados intensivos, os recursos adequados à anestesia são fundamentais para poder fornecer tratamento ao câncer em escala global.

O manejo de pacientes com câncer requer cuidados multidisciplinares bem coordenados e a anestesia deve ser vista como um componente central e dotada de recursos adequados. Refletindo a utilidade e a diversidade da especialidade, os anestesiologistas trabalham em vários pontos ao longo da jornada do paciente com câncer, desde o diagnóstico até o tratamento cirúrgico e em todas as áreas do tratamento da dor/cuidados paliativos. A qualidade dos cuidados anestésicos é  fundamental. O atendimento anestésico seguro e de boa qualidade para pacientes com câncer, depende de profissionais de anestesia bem treinados, com um conjunto especializado de conhecimentos e habilidades. Em muitas partes do mundo, os pacientes com câncer não recebem os cuidados de que necessitam devido a recursos inadequados.

“Precisamos trabalhar juntos para defender maiores recursos, identificar maneiras de melhorar os cuidados e otimizar os resultados dos pacientes.”

Fonte: World Federation of Societies of anaesthesiologists

Fonte : Sociedade Brasileira de Anestesiologia