Reações alérgicas durante a cirurgia
O que é uma reação alérgica?
Uma reação alérgica é a resposta do nosso sistema imunológico a algo que normalmente não incomoda a maioria das outras pessoas. Existe um espectro de reações alérgicas, variando de reações leves, como erupção cutânea à forma mais grave, com dificuldade em respirar à medida que as vias aéreas são obstruídas. Essa forma mais séria e assustadora de reação alérgica é comumente conhecida como anafilaxia.
Posso ser alérgico a agentes anestésicos?
Sim, você pode ser alérgico a agentes anestésicos. Felizmente, a reação anafilática aos agentes anestésicos é rara, variando de 1 a 5.000 a 25.000 casos. No entanto, continua a ser um problema sério, especialmente porque pode ser difícil para o seu médico observar os sinais de alerta de reações alérgicas comuns, como tonturas e dificuldade de respirar sob anestesia. Além disso, durante um procedimento cirúrgico, você provavelmente receberá uma grande variedade de medicamentos. Além dos medicamentos anestésicos, antibióticos, diluentes e produtos sangüíneos são frequentemente fornecidos. A alergia ao látex é uma alergia cada vez mais comum à borracha, o que geralmente não é grave. Se você acha que tem, informe ao cirurgião e o anestesista para evitar que eles usem produtos com látex. Portanto, você deve informar ao seu médico sobre quaisquer reações alérgicas conhecidas ou possíveis que você possa ter tido no passado, incluindo antibióticos, medicamentos de venda livre, alergias alimentares e a materiais.
Se eu tiver uma reação alérgica na sala de cirurgia a um dos medicamentos já administrados, o que pode ser feito?
É altamente improvável que você sofra danos permanentes, pois os anestesiologistas são hábeis em reconhecer e tratar prontamente reações alérgicas, particularmente aquelas que ocorrem durante a anestesia.
Minha família tem um histórico de deficiência de pseudocolinesterase. Isso significa que sou alérgico a agentes anestésicos?
Não, você não é alérgico a agentes anestésicos se souber que é deficiente em pseudocolinesterase. De fato, o que isso significa é que um dos agentes que pode ser usado durante a anestesia, chamado succinilcolina, se decompõe muito lentamente e pode durar muitas horas, em vez de minutos.Portanto, é importante informar ao anestesiologista sobre esse distúrbio, para que ele possa escolher um medicamento diferente, a fim de adaptar melhor a anestesia às suas necessidades.
O que devo fazer se achar que sou alérgico a um agente anestésico?
Pacientes com outros medicamentos, pólen e / ou alergias sazonais são mais propensos a ter outra alergia. Se você tiver motivos para acreditar que pode ser alérgico a um agente anestésico, antibiótico ou látex, pense cuidadosamente nas reações que teve ao receber esses agentes e forneça todas as informações ao seu anestesiologista. Ele / ela tentará evitar o uso desses medicamentos. Se esse medicamento for absolutamente necessário, ele fornecerá outros medicamentos para tentar controlar e bloquear a resposta do seu corpo com o objetivo de impedir que você experimente reações graves.
Sou alérgico a anestesia local (dentista)?
É mais provável que você tenha experimentado uma reação à epinefrina. Este medicamento é frequentemente adicionado aos anestésicos locais usados na clínica odontológica. As pessoas também sofrem ataques vasovagais na clínica do dentista. As reações alérgicas graves que levam ao desmaio ou à perda de consciência geralmente são precedidas por prurido (coceira) intenso, vermelhidão e inchaço em algumas áreas do corpo, erupção cutânea ou urticária, coriza, olhos com coceira e depois tontura, como se o entorno estivesse girando, seguido de desmaio.