Efeitos colaterais comuns e riscos menores associados à anestesia
Efeitos adversos e complicações sérias são muito raros, mas existe a possibilidade.O risco variará de acordo com o seu estado de saúde prévio e com a gravidade e complexidade da sua cirurgia.A chance de uma pessoa saudável morrer como resultado da anestesia é provavelmente entre 1 em 200.000 e 1 em 400.000. Isso é certamente comparável aos riscos das viagens aéreas comerciais e muito mais seguro do que viajar de carro.Alguns dos mais comuns são discutidos abaixo.
1-Náusea e vômito após a cirurgia, também chamada de náusea e vômito no pós-operatório. Náusea e vômito no pós-operatório (NVPO) são um dos efeitos colaterais mais comuns que ocorrem nas primeiras 24 horas após a cirurgia. Afeta 20-30% dos pacientes. No entanto, quase metade de todos os pacientes que não têm NVPO no hospital experimentam náusea e / ou vômito nos primeiros dias após a alta.
Quem está em risco?
Para adultos, existem muitos fatores que aumentam o risco de ter NVPO. Primeiro, ser mulher, não fumar e ter histórico de enjoo de movimento ou NVPO após uma cirurgia anterior.Alguns medicamentos anestésicos e analgésicos, geralmente os gases que o mantêm adormecido, analgésicos semelhantes à morfina (medicamentos chamados opióides).O analgésico tipo morfina usado para aliviar a dor após a cirurgia, comumente usado pelo serviço de dor aguda, é excelente no alívia da dor, mas é uma razão comum para a náusea do primeiro e do segundo dia após a cirurgia.Finalmente, algumas cirurgias são conhecidas por apresentar alto risco de NVPO. Isso inclui a cirurgia do ouvido, do intestino e cirurgia laparoscópica, especialmente para intervenções ginecológicas.
Pode ser evitado e / ou tratado?
É importante informar ao seu anestesiologista que você já teve esse problema no passado. Seu anestesiologista pode escolher uma maneira diferente de administrar sua anestesia. Quando possível, a anestesia regional, onde não são necessários analgésicos gasosos e morfina, o que reduzirá significativamente o risco de NVPO nas primeiras horas após a cirurgia.Os medicamentos usados para prevenir ou tratar NVPOs são conhecidos como antieméticos. Para pacientes de baixo risco, não são necessários medicamentos para prevenir a NVPO. Se eles estiverem em risco moderado, pelo menos um medicamento deve ser administrado para prevenir a NVPO. Se você tiver muitos fatores de risco, uma combinação de “antieméticos” deve ser usada para prevenção. Se os esforços para impedir a sua NVPO falharem, antieméticos também serão oferecidos na sala de recuperação.Os analgésicos do tipo morfina usados para aliviar a dor após a cirurgia, comumente usados pelo serviço de dor aguda, fazem um bom trabalho no alívio da dor, mas são uma causa comum de náusea no primeiro e no segundo dia após a cirurgia.
Dor de garganta
2-Dor de garganta e rouquidão nas primeiras horas ou dias após a anestesia ocorrem em até 40% dos pacientes. Quem está em risco? Aumentam o risco: As mulheres são mais acometidas; pessoas com menos de 50 anos e com anestesia geral que dure mais de 3 horas. Pode ser evitado e / ou tratado? Para a anestesia geral anestesia geral, quando possível, seu anestesiologista poderá escolher um tamanho menor para o dispositivo usado para ajudá-lo a respirar durante a cirurgia. Alguns medicamentos também demonstraram ser benéficos, como os anti-inflamatórios, por exemplo. O uso de algumas substâncias que podem ser prescritas pelo anestesiologista, podem ajudar a aliviar a dor de garganta aguda. Danos nos dentes A lesão no dente é uma complicação rara, mas muito infeliz, da anestesia geral, ocorrendo em aproximadamente 1: 2000 casos. Os dentes mais freqüentemente lesionados são aqueles na parte superior frontal, os incisivos superiores.
Quem está em risco?
Pacientes com risco aumentado de lesão dentária são aqueles com problemas de saúde bucal e onde o anestesiologista pode ter dificuldade em “acessar as vias respiratórios” (conhecido como “intubação difícil”). Isso pode ser evitado?Embora os anestesistas sejam sempre muito cuidadosos e treinados, a prevenção de danos dentários nem sempre é possível. Vários dispositivos, como protetores bucais e mordedores, foram usados, mas não oferecem garantia. Além disso, esses dispositivos podem dificultar o acesso as vias aéreas. Tremor / calafrios. O tremor após um anestésico ocorre na fase inicial de recuperação após a anestesia em aproximadamente 25-50% dos pacientes.O resfriamento é a causa mais comum. Outras causas incluem dor, febre e estresse após a cirurgia. Parece ser mais comum em homens e após cirurgias mais longas, mas é bastante raro em pacientes idosos.Embora tentemos reduzir a queda na temperatura corporal, é impossível evitá-la completamente. Existem também alguns medicamentos que podem ser usados para prevenir e / ou tratar os calafrios no pós-operatório.
3-Confusão.
4-Frio.
5-Sonolência.
6-Dores musculares.
7-Os efeitos colaterais da anestesia regional incluem:
- Dor de cabeça
- Dor nas costas
- Problemas leves ao urinar
- Infiltração sob a pele onde o medicamento foi injetado
- Danos nos nervos é muito raro.